sábado, 16 de junho de 2007






"O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"

Uma história de amor
Jorge Amado
Ilustrações a cores de Carybé
Publicações Dom Quixote
1ª edição em 2001



"O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"
é uma história de amor, escrita por Jorge Amado em 1948, em Paris, onde então residia com a mulher e o filho João Jorge.
A história era um presente de aniversário, para o filho que fazia um ano, para que um dia ele a lesse.
Guardado junto dos pertences da criança, o texto perdeu-se, e somente em 1976, João, remexendo em coisas suas de infância, o reencontrou, tomando finalmente conhecimento dele.
Jorge Amado nunca tinha tido intenção de o publicar, mas, tendo sido dado a ler a Carybé por João Jorge, o mestre baiano desenhou sobre as páginas dactilografadas umas belas ilustrações. Daí à publicação da história em livro, foi um passo.
O texto foi editado tal como Jorge Amado o tinha escrito em Paris, trinta anos atrás.
A primeira edição de "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" saiu em 1978 no Brasil. Está traduzido em finlandês, francês, galego, grego, guarani, inglês, japonês e russo.
E recomenda-se.

1 comentário:

Geraldes Lino disse...

Atendendo a este teu encanto pelos gatos, e como também não és indiferente à banda desenhada, terias gostado de visitar o Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura, cujo tema era, imagina, o gato. Tratado por muitoa autores, nacionais e estrangeiros, havia gatos por tudo quanto era sítio.
Já agora, uma sugestão: faz um link para o Fritz the Cat. O Robert Crumb não se deve chatear, e eu vinha ao teu blogue mais vezes.
Uma arranhadela embebida em amizade.