sábado, 16 de junho de 2007

Fritz, the Cat






Fritz, the Cat
foi a primeira personagem criada pelo famoso autor de banda desenhada Robert Crumb nos anos 60, quando este era ainda criança, para uma banda desenhada que criou com o seu irmão Charles. Fritz era na altura um simples gato chamado Fred, mas, mais tarde, Crumb foi-lhe dando algumas características humanas até que ficou o Fritz da banda desenhada para adultos que hoje conhecemos.
A primeira história apareceu no número 22 da revista Help em 1965. O primeiro álbum completo foi editado em 1969.
Fritz atingiria ainda mais popularidade com a saída do primeiro filme, apenas intitulado “Fritz, the Cat”, realizado por Ralph Baskhi e produzido por Steve Krantz, em 1972, sendo este o primeiro filme de animação com a classificação X para adultos.
Mais tarde sairia outro filme: “The Nine Lives of Fritz the Cat”, em 1974, também produzido por Krantz, mas realizado por Robert Taylor, embora este segundo filme não tenha atingido nem a qualidade, nem o sucesso do primeiro.
Fritz, The Cat foi uma das mais ácidas e divertidas críticas dos míticos anos 60 e transformou o desenhador Robert Crumb num dos mais respeitados, aclamados e polémicos artistas americanos. Devido a Fritz, Crumb passou a ser um herói da juventude rebelde dos anos 60, comparado a Bob Dylan. Depois do sucesso Crumb fez o que tantos artistas pop prometem mas nunca cumprem: virou as costas ao sucesso e matou a sua popular personagem.
Robert Crumb, criador também de clássicos como Mr. Natural e Keep On Truckin, é ainda hoje considerado génio e revolucionário. E Fritz, the Cat, uma banda desenhada de culto.

Para saber mais sobre Fritz, the Cat:
http://www.bouska.com/fritzthecat
http://www.toonopedia.com/fritz.htm
http://www.rcrumb.com
http://lambiek.net/artists/c/crumb.htm

Sem comentários: