quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Gato de Uppsala

O livro "O gato de Uppsala" de Cristina Carvalho, foi nomeado para o Prémio Autores SPA/RTP de melhor obra de literatura juvenil.
Este é um prémio que é instituído pela primeira vez, a começar este ano e destina-se a distinguir autores de todas as áreas desde rádio à literatura.
A cerimónia vai decorrer no Centro Cultural de Belém no dia 8 de Fevereiro à noite e será transmitida em directo pela RTP.

O livro "O gato de Upsala" da autoria de Cristina Carvalho (filha de António Gedeão), foi editado pela Sextante Editora e tem com ilustrações de Danuta Wojciechowska.
O Gato de Uppsala é a narrativa de uma viagem por terras de luz, desde Kiruna até Estocolmo. Impulsionada pelo amor e pelo desejo de descobrir mundos, esta aventura amorosa combina: a sabedoria da tradição renovada que ritualiza a paixão do jovem casal para dar perspectiva ao amor, com a força da juventude que empreende a viagem de exploração do mundo que os atrai e ainda com a beleza (às vezes dos medos) de muitos instantes inevitáveis com que se deparam ao longo da viagem.

Esta é uma história de amor entre dois jovens, Elvis e Agnetta, uma história feliz de iniciação, de descoberta e sonho: a viagem, a pé, desde Uppsala até Estocolmo, movidos pelo desejo de descobrir o mistério do mar e de ver uma das maravilhas do seu tempo – o grande e rico Vasa – navio de guerra mandado construir por Gustavus II Adolphus, rei da Suécia. Quis o destino que, no dia 10 de Agosto de 1628, dia da viagem inaugural, a vida de Elvis e Agnetta fosse salva por um gato.

Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, a 10 de Novembro de 1949. Durante a sua actividade profissional, contactou com milhares de pessoas e visitou inúmeros países sendo a Escandinávia e o Oeste português as regiões que mais ama e que mais influência exercem sobre a sua personalidade enquanto transitório ser humano do sexo feminino, habitante do planeta Terra e por acaso, escritora. Publicou: Até Já Não é Adeus (Signo); Momentos Misericordiosos, Ana de Londres e Estranhos Casos de Amor (Relógio D’Água).

Sem comentários: