terça-feira, 19 de agosto de 2008



Vidas de Gato

Autor: Rui Grácio
Ilustração: Marc
Editora: Pé de Página Editores
Ano de publicação: 2008




Este é um livro sobre a vida de um gato num apartamento. Sobre o ar livre que corre pelo telhado, os sons reveladores que por ele ecoam e a natureza deste animal felino. É também um livro sobre pessoas e sobre portas que se abrem e se fecham. E, como não podia deixar de ser, é uma história onde o miar comunica de muitas maneiras.

«Vidas de gato» é uma narrativa baseada numa experiência pessoal e verídica. Tem a ver com o facto da minha família e eu, há cerca de dois anos, passarmos a conviver lá em casa com mais um personagem: um gato. Devo confessar que não fui, inicialmente, muito favorável à ideia. Mas, passados estes dois anos, acabei por ser conquistado pelo gato e seu laço de pertença à casa já foi por mim interiorizado. Se calhar sou hoje um dos seus melhores amigos. Ora, para esta transformação concorreu um episódio que observei atentamente e que me despertou solidariedade pelo bichano. Não bastava já eu achar que a vida de gato num apartamento era uma coisa que feria a natureza felina deste animal — ainda que o gato da nossa história pudesse desfrutar de um varandim e de um telhado para onde ia, onde era soberano e onde tratava da passarada — eis que, de repente, recebemos a queixa de um vizinho indignado por deixarmos andar o gato à solta pelo telhado e a exigir que não lhe déssemos acesso ao varandim. A minha sensibilidade foi então tocada pelo comportamento depressivo do gato e pelo seu miar deprimido. Foi impossível não decifrar as suas expressões de infelicidade e a sua incompreensão para com a portas fechadas que lhe barravam o caminho e para com a indiferença das pessoas que cumpriam as ordens da boa vizinhança. Achei então que tinha matéria para escrever um conto em homenagem ao meu gato e pensei, simultaneamente, que talvez ele fosse uma boa maneira de pôr as pessoas a pensar quer nas questões que levantam quando se decide ter um gato num apartamento, quer como a vida se altera quando as portas em que nem reparávamos, de repente, e sem se saber porquê, se fecham, transformando-nos radicalmente a vida. Espero que gostem destas pequenas criações e que elas se possam revelar como interessantes objectos de partilha.
Rui Grácio,
Póvoa de Varzim,
15/2/2008

(Correntes d’Escritas, Sessão de lançamento «Vidas de Gato»)

1 comentário:

Antunes Ferreira disse...

LISBOA * PORTUGAL
ferreihenrique@gmail.com


Boas

Passei hoje por aqui para te dizer olá! E ver como vão as coisas. Pelo que vejo, felizmente bem. Repito: gosto deste blogue. Virei cá sempre que puder pois entendo que o mereces – e dá-me prazer.

Espero também que voltes ao meu Travessa do Ferreira (www.travessadoferreira.blogspot.com). Ou que o visites pela primeira vez. Ficarei, podes ter a certeza, muito satisfeito.
Qjs Abs