sábado, 22 de setembro de 2007

Doraemon

Criação do autor de manga Fujiko F. Fujio, Doraemon surgiu pela primeira vez em Dezembro de 1969 em algumas revistas mensais infantis japonesas, tendo direito à sua própria publicação em 1977. No total, são conhecidas mais de mil e trezentas histórias diferentes deste curioso gato robótico azul.

Enviado do futuro pelo tetraneto do pequeno Nobita, o felino é muitas vezes chamado de texugo devido ao seu aspecto arredondado e tem uma particularidade: faltam-lhe as orelhas. Estas foram comidas por um rato, o que o faz temer estes animais e usar um guiso de deles o protege. Munido de um bolso mágico recheado de gadgets, o gato envolve-se nas mais hilariantes situações, ajudando sempre o pouco motivado Nobita, algumas vezes na companhia da irmã Doraemi.

Em 1973, a manga passa a série anime, mas só conhece o sucesso seis anos mais tarde, tendo até à data mais de mil episódios. Vencedora de vários prémios, a animação televisiva passa um pouco por todo o mundo, mas é mesmo no Japão que Doraemon tem a sua maior legião de fãs. Alguns dos exemplos são o seu uso como personagem promocional de um centro de arte e de várias marcas e ainda a criação de um Fundo Doraemon para obras de solidariedade.

Usado também em manga educativa, o gato futurista foi herói de mais de meia centena de jogos de vídeo e de filmes de animação, tendo o último estreado este ano no Japão. A destacar, em jeito de curiosidade, é o facto de a revista Time ter, em 2002, incluído Doraemon na sua lista de heróis asiáticos.

As aventuras deste gato nipónico podem ser vistas no Canal Panda da TV Cabo.


Sem comentários: