quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Os Aristogatos




A excêntrica milionária Adelaide Bonfamille deixa a fortuna à sua gata Duquesa e às três crias desta. Mas o ganancioso mordomo Edgar está de olho na herança e abandona os quatro gatos no campo, bem longe do conforto de Paris. É aí que eles conhecem Thomas O’Malley, um gato vadio que lhes vai mostrar o mundo e o caminho de volta a casa. Eis a trama de Os Aristogatos (The Aristocats), a última obra de animação a ser aprovada pelo próprio Walt Disney e primeira a ser realizada depois da sua morte.

Lançado em 1970, o filme de Wolfgang Reitherman é uma sátira ao mundo aristocrático do início do século XX e baseia-se numa outra animação, esta da UPA, de nome Gay Purr-ee. Uma sequela esteve para sair em 2007, directamente em formato vídeo, mas a compra da Pixar fez com que fosse cancelada.

Entre as curiosidades de Os Aristogatos encontra-se o facto de Scat Cat, uma das personagens, ter sido pensado para e a partir de Louis Armstrong. O trompetista esteve mesmo para lhe dar voz, mas acabou por desistir à última da hora. Restou um gato a fazer lembrar o músico, ao qual não faltava peso, o espaço entre os dentes e o modo de tocar.

Na banda sonora participaram, porém, outras estrelas como Maurice Chevalier com o tema principal e Phil Harris, que foi também a voz de Thomas O’Malley.

Sem comentários: