quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Manekineko

Chama-se Manekineko (em português, algo como gato chamador ou das boas-vindas) e encontra-se na maioria dos espaços comerciais e de negócio japoneses. Em forma de estatueta, este felino pode ter várias cores, apresentando uma ou ambas as patas levantadas.

Quando manchado, dá as boas-vindas aos clientes, representando o desejo de sucesso empresarial e felicidade pessoal. Se for preto simboliza boa saúde e em dourado uma forma de atrair riqueza. Também a posição das patas tem o seu simbolismo: a esquerda levantada (a mais comum) refere o desejo de bem-estar material, já a direita tem a ver com o atrair a pessoa amada ou encontrar um amor verdadeiro.

A origem do Manekineko remonta ao Período Edo (1603-1867), sendo explicada em várias lendas.

Uma delas, do séc. XVII, fala de um sacerdote de um templo de Setagaya, Tóquio, que tinha um gato de nome Tama. Apesar de a situação financeira ser má, a mascote era bem alimentada. Um dia, Naotaka Ii, senhor de Hikone, perto de Quioto, teve de se abrigar da chuva debaixo duma árvore, durante uma caçada na zona. Foi então que viu, à porta do templo, um gato sentado nas patas traseiras e uma das dianteiras levantada. Maravilhado com a proeza, resolveu ver o bicho de perto. Assim que se afastou da árvore, um raio atingiu-a. Ao entender que o gato lhe tinha salvo a vida, Naotaka entrou no templo para agradecer e decidiu ajudar os pobres monges, entregando-lhes todo o dinheiro que levava. A partir daí, o samurai tornou-se amigo do monge e transformou o local num templo próspero. Em homenagem a Tama, foi erigida uma estátua, que se veio a tornar um amuleto de sorte.


Outra das lendas, esta da primeira metade do séc. XVIII, centra-se em Usugumo, a anfitriã de umas das mais famosas Yuukaku, casas de entretenimento para homens da região de Tóquio. Consta que a mulher adorava gatos e não largava o seu. Até que uma noite, o bichano se agarrou à sua roupa, de tal forma que Usugumo teve de gritar por socorro. O dono da casa prontificou-se a ajudá-la, cortando a cabeça do bicho com a sua espada. Esta caiu, indo matar uma grande cobra que esperava a mulher. Usugumo sentiu-se culpada ao perceber que o bicho estava a tentar avisá-la do perigo e um dos clientes resolveu presenteá-la com a imagem de um gato.

Apesar destas duas lendas, a mais comum data do séc. XIX e fala de uma velha mulher de Imado, Tóquio, que tinha um gato de estimação. Muito pobre, a idosa não encontrava forma de alimentar o animal e disse-lhe que teria de o abandonar. Nessa mesma noite, a anciã sonha com o gato, que lhe pede para fazer uma imagem sua em barro para ter boa sorte. No dia seguinte, o desejo do bicho foi cumprido e logo apareceu uma pessoa para comprar a estatueta. E quanto mais estatuetas fazia, mais clientes apareciam, conseguindo assim ganhar dinheiro e prosperar.

Sem comentários: