sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Gatos de Hemingway em risco

© Ernest Hemingway Home & Museum


As autoridades sanitárias dos Estados Unidos exigem que os gatos que habitam a Casa Museu de Ernest Hemingway, na Florida, sejam tratados como animais de circo. O USDA (Departamento de Agricultura) entende que o espaço deve obter uma licença de espectáculo e trancar os bichanos, durante a noite, mais precisamente a partir das 17 horas, aquando do fecho das instalações ao público.

A Casa Museu é famosa pelos felinos que por ali passeiam livremente e que são, segundo os responsáveis, alimentados com comida orgânica e visitados por um veterinário com regularidade.

A polémica surgiu devido a uma queixa de dois membros de uma organização de defesa dos direitos dos animais da Florida, alegando que a população felina no local é excessiva. Jacque Sands, responsável pelo Ernest Hemingway Home & Museum, declarou ao Los Angeles Times que os gatos são apenas animais de estimação e não artistas de circo, uma vez que não fazem habilidades nem são propriedade do museu.

Quando inquirida acerca do assunto, a USDA negou querer enjaular os felinos, mas apenas impedir que fujam do espaço. Mesmo assim, já correm na Net algumas petições para impedir que a liberdade dos animais seja posta em risco.

Os quase cinquenta gatos são uma das atracções que leva mais de 300 mil turistas ao museu de Key West, tendo todos nomes das esposas de Hemingway, actores e autores famosos. Alguns deles, diz-se mesmo, serem descendentes de Snowball, o gato do escritor.

Sem comentários: