sábado, 18 de agosto de 2007

Cats






Andrew Lloyd Webber musicou Old Possum’s Book of Practical Cats de T.S. Eliot, dando assim origem ao famoso Cats.

A estreia foi a 11 de Maio de 1981 no New London Theatre e a última representação na mesma data, 21 anos depois. Ao todo, o musical teve 8.949 apresentações, todas elas esgotadas.

No dia da despedida, a peça foi mesmo transmitida num ecrã gigante em Covent Garden, para agrado de todos aqueles que não conseguiram comprar bilhete.

Depois de mais de duas décadas no West End, Cats ganhou uma versão na Broadway. O êxito de Londres repetiu-se em Nova Iorque, onde esteve entre 7 de Outubro de 1982 e 10 de Setembro de 2000, num total de 7.845 apresentações.

E recordes não faltam a esta peça que fala dos gatos Jellicle (palavra cujo significado só eles sabem) e que esteve para ser originalmente dedicada ao público infantil. Cats foi, por exemplo, o musical em cena durante mais tempo em todo o mundo, tendo apenas perdido o título para Les Miserables em Outubro de 2006.

O segredo do sucesso está, decerto, na combinação de um enredo apelativo para o público de qualquer idade, um elenco de luxo, canções inesquecíveis e uma cenografia majestosa. Memory, um dos mais famosos temas de Cats, imortalizado por Elaine Paige já foi gravado por mais de 170 artistas. E a peça, também ela teve já direito a várias adaptações nas mais diversas línguas.

Entre os prémios recebidos pelo musical encontram-se sete Tony Awards e um Grammy. Em 1998, Andrew Lloyd Weber produziu uma versão vídeo de Cats, com alguns dos mais marcantes actores, tais como Elaine Paige (a Grizabella do elenco original londrino) e Ken Page (Old Deuteronomy na Broadway). A peça foi filmada no Adelphi Theatre de Londres e, para além de comercializada, transmitida em vários canais televisivos um pouco por todo o mundo.

Actualmente, Cats encontra-se em digressão pelo Reino Unido, tendo já passado por Portugal em 2006.

1 comentário:

Menina Marota disse...

Vi este espectáculo 2 vezes e em anos diferentes... ADOREI!!!