sábado, 7 de julho de 2007

Chaminou de Macherot










Na Zoolândia os animais viviam em paz. Isso não agradava a todos, sobretudo a um certo leopardo chamado Khrompire, fugido da prisão, e a um lobo chamado Crunchblot, inimigo público n°1. Mas, felizmente, o gato detective Chaminou, assistido pela sua secretária Zonzon, mudaria as peças do jogo e triunfaria sobre os maus da fita...

Chaminou é um gato detective, discreto e astuto, (criado pelo desenhador belga Raymond Macherot), que apareceu pela primeira vez em 1964.
Raymond Macherot (nascido em 1924), começou a publicar os seus desenhos no semanário PAN, e depois, no Jornal de Tintin com pranchas de histórias do Chevalier Blanc, em 1952. No ano seguinte, o editor do Journal de Tintin procurava uma série em que as personagens fossem animais para fazer concorrência ao Jornal do Mickey, e decidiu dar essa oportunidade a Macherot. Assim nasceu, sob o lápis de Macherot, a personagem Chlorophylle que alcançou o sucesso em 1954.
Em 1964 Macherot deixou o Jornal de Tintin e começou a colaborar no Jornal de Spirou. Aí criou as personagens Chaminou e Sibylline. Logo depois, começou a colaborar com Goscinny e Cauvin — com eles nasciam Pantoufle e Mirliton.



















Mais informações sobre o autor, aqui

1 comentário:

Sabine disse...

This was one of my favourite comic books as a child, oh, I was afraid when I read it in my bed at night!