quarta-feira, 27 de junho de 2007

Hello Kitty







Criada em 1974 pela empresa japonesa Sanrio, Hello Kitty tornou-se num dos gatos mais famosos da animação e, sobretudo, num fenómeno muito lucrativo de merchandise, que abrange desde jogos de vídeo a máquinas fotográficas, passando por artigos escolares e os tradicionais peluches.

A loucura em torno da gatinha branca só começou, porém, em meados dos anos 80.

Para trás ficam as suas raízes algo atribuladas. Originalmente, a mascote esteve para se chamar Kitty White, em homenagem a um dos gatos de Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carroll, mas o nome nunca chegou a ser adoptado. Diz-se que Hello Kitty proveio depois de uma tradução errada de manekineko, o gato nipónico das boas vindas.

Apesar da sua origem asiática, a personagem tem dados bem diferentes no BI. A saber, Hello Kitty é uma gata dos subúrbios de Londres, que vive num mundo ideal, rodeada da família e de muitos amigos. Desde 1999 que as séries de animação incluem o seu namorado Dear Daniel e até um gato e um hamster de estimação se lhe juntaram já em 2004.

Hello Kitty foi, porventura, inspirada em Musti, um pequeno gato branco criado pelo artista gráfico Ray Goossens em 1945, com uma história e visual muito semelhantes. Tal como Musti, a menina destaca-se pela ausência de boca, que aparece apenas em algumas das muitas séries de animação. Os criadores garantem que Hello Kitty tem boca, mas que apenas não é desenhada para levar os espectadores a interpretarem as emoções da personagem.

Desde 1983 que a gatinha é a embaixadora das crianças norte-americanas na UNICEF, sendo promovida por fãs bem mediáticos, entre os quais Mariah Carey, Ricky Martin, Christina Aguilera e Steven Tyler.

Sem comentários: