quinta-feira, 30 de abril de 2009


© zapfino (EUA)
Marchal
© Wishing - paulMysh

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Roménia
Sunday Afternoon

E-Zine nº 11 do Mundo dos Animais

A E-Zine nº 11 do Mundo dos Animais é uma publicação online e gratuíta, com diversos artigos sobre animais, notícias, adopções, entre outros.

Acaba de sair a edição nº 11 que tem como artigo de fundo um Guia completo sobre Gatos e também uma abordagem aos Mamíferos Exóticos (hamsters, gerbos, ratazanas, porquinhos...) para iniciantes. Tem também animais para adopção e os últimos destaques da vida selvagem.

A visitar aqui.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Music For Pussy Cats
(and you know who you are)
vários artistas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

© Unemo (Rússia)

Jogador felino

A Capcom escolheu um porco e um gatinho muito irrequietos para promover o seu novo Monster Hunter para a Wii. Fiquem a conhecer o inesperado par de jogadores num divertido spot televisivo destinado ao mercado japonês.

video
"Sense of majesty"
© Olivia Boboc (Roménia)

Mais de 700 animais em risco de morrer de fome

São cerca 500 cães e 200 gatos, muitos deles abandonados, que vivem nas instalações da União Zoófila em Lisboa. A comida escasseia: só há alimento para mais 15 dias. Os responsáveis não escondem a preocupação.

Luísa Barroso, presidente da União Zoófila, confessou ao JN estar "muito assustada" com o facto dos armazéns de alimentos da instituição estarem quase vazios. Com cerca de 500 cães e 200 gatos para alimentar diariamente, a responsável calcula que as actuais reservas de ração "só cheguem para mais ou menos 15 dias". "Costumamos ter três armazéns de ração cheios, mas, nesta altura, tenho apenas meio armazém", explica, enquanto exibe arcas e contentores vazios.
Apesar das graves dificuldades financeiras - são cada vez mais os sócios que não pagam as quotas - a União Zoófila vai comprando alguma comida e sobrevivendo à custa da generosidade de algumas - poucas, insuficientes - pessoas "Temos mendigado aos amigos para que tragam uma latinha por dia", prossegue a responsável, sublinhando, por exemplo, a gravidade da escassez das "latas de patê", fundamentais para se fazer a mistura. Falta ainda a medicação para os animais doentes - 142 cães, neste caso.
Por outro lado, as instalações da União Zoófila - instituição com 57 anos de história - encontram-se visivelmente degradadas. Há mais de dois anos que não se fazem obras de manutenção e chove em várias "boxes". Também já não há espaço para receber mais animais. Está sobrelotada de dois tipos de cães: os errantes (ou chamados "vadios") e aqueles que já tiveram donos, muitos deles de raças como Dálmata, Golden Retriever, ou Husky Siberiano, tal como o JN testemunhou.
"São quase todos cães abandonados", explica Luísa Barroso, citando "muitos casos em que os donos morreram e os familiares não quiseram ficar com eles" ou situações em que "se a criança espirra, a culpa é logo do cão".
Na óptica da responsável, a crise financeira tem também levado muita gente a deixar os cães junto ao portão da instituição. "Se têm um animal em casa é logo a primeira coisa a cortar. Não cortam nas idas ao cinema, nas férias, nos restaurantes. O animal é o primeiro a ser sacrificado", aponta.
A União Zoófila conta com 11 trabalhadores remunerados - sete tratadores e quatro veterinários - e cerca de 50 voluntários. Além de algumas ajudas de particulares, os apoios escasseiam. A Câmara Municipal de Lisboa, por exemplo, cedeu o terreno mas, diz a responsável, "actualmente apenas faz o favor de vir buscar os cadáveres uma vez por semana". Luísa Barroso frisa que as autarquias deviam adoptar outra política de apoio aos animais: "Podiam proporcionar a esterilização dos errantes e a vacinação gratuita". A presidente da União Zoófila lamenta também que a EPAL "não tenha um gesto simpático", fazendo "um desconto na conta da água" apesar de vários pedidos nesse sentido.
"Nós não ganhámos nada com isto", disse, "a não ser ficarmos com o coração mais cheio com os sorrisos e a simpatia que os cães e os gatos nos podem devolver".

Cristiano Pereira, Jornal de Notícias 25.04.2009

União Zoófila: http://uniaozoofila.org/

Pantufa Negra

Uma tira da autoria de Luís Faustino para ver diariamente no Expresso online, aqui.
República do Benim (1995)

domingo, 26 de abril de 2009

© haftsin (Irão)
William Steig The Duke’s Men on Epic
Ilustração de William Steig
Duke Ellington com Johnny Hodges, Cootie Williams, Rex Stewart e Barney Bigard
(quatro cool cats!)

sábado, 25 de abril de 2009

© ennil (Turquia)
Philips


Elaine Comparone plays Scarlatti's Fugue in G minor, later dubbed "The Cat's Fugue" by Muzio Clementi
Black Cat
© Luisa M. Kelle (Alemanha)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

© theendlessphoto (Singapura)

... and her home
© cahilus (França)

Fritz the Cat

© Robert Crumb

quinta-feira, 23 de abril de 2009

quarta-feira, 22 de abril de 2009

© Jasmiini (Polónia)

Fritz the Cat

© Robert Crumb
© Constance Shields - White Kitten

terça-feira, 21 de abril de 2009

Adolfo
Dance The Bop!
Ray Conniff and his Orchestra and Chorus

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pantufa Negra

Uma tira da autoria de Luís Faustino para ver diariamente no Expresso online, aqui.
Lady Sovereign

domingo, 19 de abril de 2009

Gatos na banda desenhada portuguesa (IV)






Procurando a Luz, por Tânia Guita
in fanzine Luminus Fantasia

Tânia Guita faz banda desenhada ao estilo japonês, ou seja, com as características formais da mangá. Mas não deixa de ser banda desenhada portuguesa, porque feita em Portugal por desenhadora lusa, tanto quanto o é uma bd de super-heróis feita cá por compatriotas nossos, como, em épocas anteriores, estavam na moda as histórias aos quadradinhos de "cowboys" (geralmente em luta com os "peles-vermelhas", que eram sempre apresentados como sendo os maus da fita), afinal de contas um tema tão estranho à realidade portuguesa como são hoje essas histórias contadas nas mangás.
A mangá apresenta, como se sabe, uma estética muito específica. Mas o mais original desta pequena narrativa em forma de bd é o facto de o principal intérprete ser um gato, e ele apresentar as características (quase) sempre presentes nas imagens da mangá: boca muito grande e muito aberta, olhos enormes. Mas tudo isso com uma elegância estilística que fazem aguardar com curiosidade mais mangás desta novel mangaka.
................................................................................
Para ver mais imagens de mangás publicadas neste fanzine, é favor visitar o seguinte endereço:
http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com

Artigo da autoria de Geraldes Lino, especialista em Banda Desenhada, autor dos blogues "Divulgando Banda Desenhada" e "Fanzines de Banda Desenhada" e Fundador e organizador da Tertúlia de Banda Desenhada de Lisboa.

© Wojciech Z (Polónia)
República do Benim (2003)

© Ana Braga (Portugal)
The Cat Lady Sings - Oh Susannah
Susan McNelis

sábado, 18 de abril de 2009

© Daniel Camacho (Portugal)
(França)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

© Unemo (Rússia)
Girl with cat's eye

quinta-feira, 16 de abril de 2009