terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Simon, o herói de guerra

Encontrado no final dos anos 40 nas docas de Hong Kong, Simon acabaria por se tornar num herói de guerra. Com apenas um ano, o gato vadio foi levado para bordo da fragata britânica HMS Amethyst, integrando-se na tripulação graças aos seus dotes de caçador de ratos.

Mas a história deste felino começa realmente durante o incidente de Yangtze, quando a fragata é atacada pelas forças da China comunista. O comandante é morto e Simon fica gravemente ferido. Contra todas as expectativas, o gato sobrevive, mas tem de suportar a pouca simpatia do novo comandante. Por outro lado, a vida do bicho a bordo é compensada pelo carinho dos jovens marinheiros, que o vêem como uma espécie de talismã.

Assim que o HMS Amethyst escapa, Simon conhece a fama, sendo granjeado com várias condecorações de guerra e milhares de cartas de admiradores, a quem um dos oficiais se prontificava a responder. Entre as medalhas, encontra-se a Dickin Medal, atribuída a 62 animais, entre os quais cães, cavalos e pombos. Até à data, Simon é o único gato da lista. Só que a sorte do felino durou pouco. Quando o navio regressa a Inglaterra, a mascote contrai um vírus e, apesar de todos os cuidados médicos que recebe, acaba por não resistir, morrendo a 28 de Novembro de 1949.

Centenas de pessoas, tripulação do Amethyst incluída, despedem-se do gato na cerimónia fúnebre levada a cabo no cemitério para animais de Ilford, onde ainda hoje Simon está sepultado. Na lápide pode ler-se: “Em memória de Simon, que serviu no HMS Amethyst entre Maio de 1948 e Setembro de 1949. Condecorado com a Dickin Medal em Agosto de 1949. Falecido em 28 de Novembro de 1949. O seu comportamento durante Yangtze foi de grande louvor”.


2 comentários:

Cris disse...

Adorei esse blog!
Como adoro gatos,é sempre ótimo conhecer curiosidades,raças de gato e etc.
Principalmente pq umas primeiras lembranças que tenho na vida é aos 3 anos com um gato laranja maio que eu no colo!
Um dia ainda vou abrir um sítio pra cuidar de animais abandonados.
Se aparecer um gato de Chesire vou achar mto divertido! =)
parabéns!!
Cris

Safira disse...

Sou professora de Português e Espanhol, essa semana vimos o desenho VALIANT ( Um pombo Correio que é condecorado com a Medal Dickin, no final do desenho foi mencionado as 64 medalhas e fiquei admirada que somente 1 gato a houvesse obtido, fazendo uma rápida pesquisa na internet encontrei somente o seu blog com esta informação, Parabéns pela escolha da matéria e pelo belo conteúdo, sou louca por gatos e tenho um parecido com Simon :)